Congresso Nacional de Jovens 2022

Meditações Congresso Nacional de Jovens 2022

 

Meditação DIA 2: 5 de Novembro de 2022 (clica aqui para acederes)

 

Meditação DIA 3: 6 de Novembro de 2022 (clica aqui para acederes)

 

 

Congresso Nacional de Jovens 2022

DIA 2: 5 de Novembro de 2022

 

 

DIA 2: 5 de Novembro de 2022

PASSAGENS BÍBLICAS: João 8:31; 13:35; 15:8

 

Por três vezes, ao escrever o seu evangelho, João define o que é ser um discípulo de Jesus. Permanecer, amar e frutificar, poderiam ser três verbos que sintetizam as palavras de Jesus sobre os seus discípulos.

Permanecer na sua palavra é algo básico, fundamental. Seres discípulo de Jesus é conheceres a Sua Palavra, o Seu ensino. É compreendê-la e interiorizá-la. É um mito alguém afirmar-se como discípulo de Jesus e desconhecer o seu ensino. Seres um discípulo de Jesus não é tanto uma ação que possas fazer ou um título que possas ter. É um estilo de vida. É a forma como vives. É a assimilação e internalização dos ensinos de Cristo de forma tão profunda que transforma os teus valores, os teus comportamentos crenças e prioridades. Leres o Seu ensino é imperativo. Leres o NT, leres a Bíblia não é opção para ti se te afirmas como discípulo de Jesus.

O segundo tema mencionado acima é o amor. Amares o outro e seres amado por ele. Reciprocidade no amor! É esta a dinâmica de seres um discípulo de Jesus. Se ao permaneceres na Sua Palavra te tornas num discípulo verdadeiro, pois estás baseado na verdade, ao amares o outro, mostras que és um verdadeiro discípulo. Não é por causa das tuas declarações teológicas ou das tradições que possas observar que isso acontece. Nem tampouco penses que o sinal do verdadeiro discípulo é cultivares desprezo para com outros que pensam diferentemente de ti em alguns pontos. Infelizmente, a história da Igreja e das igrejas locais está cheia de casos de ódios, fações, contendas, entre outros. Não podes mudar a história. Talvez não possas mudar outras histórias que tristemente estão a acontecer. Mas podes mudar a tua atitude para com outros e amá-los ao mesmo tempo que percebes que precisas de ser amado por eles. As diferenças teológicas não são razão para contendas e divisões. O orgulho, a falta de compaixão e de amor são a razão para essas posturas e, por isso, devem ser rejeitados.

Glorificar Deus faz parte do estilo de vida do discípulo de Jesus. O nosso último texto enquadra-se na parábola da videira. Fortes relações estão ali estabelecidas: o agricultor cuida da videira e as varas unidas à videira dão fruto, o que glorifica o agricultor. Como discípulo de Jesus, o Pai é glorificado ao dares muito fruto. É a vida da videira que faz com que a vara, que permanece unida à videira, frutifique. Paulo, mais tarde, aborda nove aspetos do fruto de Deus (do Espírito) em nós (Gl 5:22-23): amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, modéstia, autodomínio (BPT). Ao frutificares assim, glorificas Deus e tornas-te um discípulo de Jesus.

Autor: Paulo Oliveira

 

– – – – – – – – – –

DIA 3: 6 de Novembro de 2022

 

 

DIA 3: 6 de Novembro de 2022

PASSAGENS BÍBLICAS: Filipenses 2:13-16

 

Já alguma vez pensaste porque é que ainda estás aqui?

A Bíblia ensina que o mundo está no maligno (1 Jo 5:19), cheio de pessoas malignas (Rm 1:29) e, sujeito à escravidão pelo diabo (At 26:18). Por que razão, então, Deus não nos livra destas coisas e leva para junto d’Ele no momento da nossa salvação?

Estou certo que uma das razões é podermos ser a prova viva e palpável da graça, misericórdia e do poder de Deus para salvar, perante um mundo ainda morto nos seus pecados.

Na série “The Walking Dead”, um pequeno grupo de pessoas tenta sobreviver num mundo apocalíptico dominado por zombies. Os vivos entre os mortos. O contraste não podia ser maior. Os zombies caminham, respondem a estímulos, comem (ainda que seja outras pessoas). Têm aparência de vida, mas neles só há morte. Assim são aqueles que ainda não conhecem a Jesus. Para os vivos, sobreviver num mundo assim não é fácil. Tudo neles atrai a fome dos zombies que os querem para jantar. De igual forma, os discípulos de Jesus chamam a atenção num mundo que não conhece a Deus e ama o pecado. Muitas vezes o mundo reage com violência contra os cristãos.

 

Se começas a ficar preocupado, ou desanimado, ao pensar como é que vais sobreviver, não fiques. Ao contrário dos heróis da série, Deus confiou-te uma “arma” capaz de trazer os mortos à vida – o Evangelho. A tua missão no mundo é ser embaixador e testemunha de Deus. É sair numa operação de salvamento daqueles que estão mortos nos seus pecados. As boas notícias de que há salvação em Jesus não são para ser guardadas só para ti. És enviado a proclamá-las ao mundo, para que outros encontrem a Vida.

 

É claro que a missão é difícil. Mas, considera o texto de Filipenses:

 

1. É Deus quem te capacita para a Missão.

É Deus quem desperta em ti o desejo para O servir. E, também é Deus que te dá a capacidade de fazer o que Ele pede. Não estás sozinho, nem dependes da tua força. Confia na Obra que Deus está a fazer na tua vida.

 

2. É necessário que estejas totalmente comprometido.

A tua conduta deve ser irrepreensível. É óbvio que todos pecamos e temos faltas. Ser irrepreensível significa que mesmo quando falhas, o modo como lidas com o teu pecado é correto. Isso requer compromisso. Tens que estar com Deus a 100%. Não podes ter um pé dentro e outro fora da Missão.

 

3. Sê realista.

Não penses que por estares a fazer o que é certo, de acordo com a vontade de Deus, tudo irá correr bem e será fácil. O mundo é um lugar hostil. Gere as tuas expectativas. Vitória total só quando estiveres no Céu.

 

4. Fortalece-te com a Palavra.

Ninguém é forte se não se alimentar. Para poderes resistir ao mal que te rodeia precisas estar firme na Palavra de Deus. Lê, medita, estuda, ouve, partilha a Palavra. Nela encontrarás a sabedoria, os conselhos, a correção e o estímulo para não desistir.

 

Estás pronto a cumprir a tua Missão?

Autor: Hélder Soares

 

– – – – – – – – – –

Partilhe este artigo